domingo, 29 de maio de 2011

urgh...

Amo a minha profissão.....
...mas detesto o meu trabalho....

Como pode isto ser possível..?!
Tenho levado os últimos meses numa luta interior com isto mesmo...

Ser Enfermeiro...
...face às exigências e ao sistema, sinto que não o sou...

Uma pessoa está internada, a chorar... vai ser operada...
Já a chamaram há 10minutos para o bloco operatório... Mas não tive tempo de a preparar para ir ao bloco antes, pois tive a fazer isto, e o outro e mais aquilo e mais o outro... porque somos poucos neste serviço e desdobro-me em não sei quantas pessoas...

E o bloco pressiona: "Uma sala parada, 15minutos, à espera do doente! A sala custa, o pessoal custa.. tempo é dinheiro"

E a pessoa a chorar... e eu ali, a dizer-lhe do modo mais meigo que consigo "ja a chamaram, tenho de lhe colocar uma algália..."
E a pessoa chora cheia de medo...
E eu, tentando conversar, MAS SEM SEQUER PODER OLHAR PARA A PESSOA, preparo o material todinho, para a algaliar o quanto antes... (antes que me venham dar na cabeça, na mente, no corpo, em todo o lado, mais uma lavagem de alta pressão: DESPACHA-TE! DESPACHA-TE!)
-"Doi, srª enfermeira?"
-"Sim... sente uma dorzinha..."

Claro que dói... não lhe vou mentir...
E vendo-a a chorar, sem lhe poder dar apoio algum, executo a intervenção "inserir cateter urinário"... Porque o que conta, é clicar na intervenção a dizer que fiz naquela hora exacta... De que importa que o humanismo seja 1% do que deveria ser? A qualidade verifica-se nos registos, que têm de estar certinhos e a estatística impecável... Se fui bruta, insensível... bah... isso não interessa.

A pessoa chorou e eu espetei-lhe com uma agulha, fica a soro, espetei-lhe uma algália, despi-a até ficar nua, espeto-lhe uma touca na cabeça e uma bata transparente... mas no plano, foi tudo feito! E é isso que conta...

Sou Efermeira?!....
NÃO...
Executo técnicas... que é feito da visão holística?
Que é feito de me dar em cada toque, em cada palavra...

Que conforto dou?!....
NÃO........ não gosto.... não sou isto....
Não sou eu... ali não sou enfermeira........

Sou um mero robot humano...

Sem comentários:

Enviar um comentário